Calor deve diminuir com a chegada do outono

O outono inicia oficialmente em 20 de março, às 00h06, e vai até 20 de junho, às 17h51 (horário de Brasília). No primeiro dia desta estação, são esperadas mudanças no clima devido ao avanço de uma nova frente fria.

Com a chegada da nova estação, as condições meteorológicas começam a se transformar. Uma nova frente fria avança, alterando o padrão de tempo já no primeiro dia do outono. Espera-se um aumento na ocorrência de chuvas e temporais sobre algumas áreas do país, incluindo o oeste e sul do Rio Grande do Sul, além da região sul de Santa Catarina e Paraná.

À medida que o sistema se desloca para o Sudeste, a tendência é de intensificação das chuvas em Santa Catarina, Paraná, São Paulo e litoral sul do Rio de Janeiro. Este padrão de instabilidade atmosférica marca o fim da onda de calor que afetou o país, trazendo um alívio para as altas temperaturas registradas nos últimos tempos.

Para Correntina e outras áreas, espera-se uma atmosfera mais úmida, favorecendo o desenvolvimento de nuvens carregadas e a ocorrência de chuvas. A semana terminará com temperaturas mais amenas, especialmente no Sul e Sudeste do Brasil, e uma diminuição do calor intenso no Centro-Oeste.

Na sexta-feira, 22 de março, prevê-se tempo fechado em algumas regiões, como o Vale do Itajaí e o litoral e leste do Paraná e São Paulo. Além disso, há alerta para condições severas de tempo, com chuvas intensas no centro-sul do Rio de Janeiro, podendo causar transtornos na baixada fluminense. As áreas sul de Minas Gerais, a região da Zona da Mata e parte do sul do Espírito Santo também devem ficar atentas ao risco de temporais. O mar estará agitado no Sul, em São Paulo e no Rio de Janeiro.