Arthur esperava ser escolhido para concorrer à eleição para o cargo de prefeito pelo grupo político de Maguila. Esse grupo optou por Pretim de Maguila como pré-candidato. Em uma entrevista ao Contecast no ano passado, Arthur havia expressado sua gratidão a Maguila, afirmando que mesmo que não fosse escolhido como candidato a prefeito ou vice, continuaria no grupo de Maguila, apoiando quem fosse escolhido.
A mudança para o grupo de Mariano já era esperada, considerando que a maior parte de seus familiares já demonstrava apoio a Mariano. Com a escolha de Pretim como pré-candidato e a adesão de possíveis pré-candidatos à vice, como a Professora Vanuzia e Michael Delgado, Arthur estava cada vez mais isolado dentro do grupo de Maguila.
Arthur se filiou ao Partido Progressista do vereador Jean da Guarda, partido que integrará a chapa de Mariano nas eleições municipais de 2024. Há especulações de que ele seja escolhido como pré-candidato à vice. Nesse caso, terá que competir dentro do novo grupo com nomes como Nice do Rosário, Casimiro da Praia e Nem de Quidim. O comunicado da mudança de grupo e filiação foram postados em seu perfil do Instagram.