Há exatos 27 anos atrás um caminhão tanque carregado com 35 mil litros de álcool descia desgovernado em alta velocidade pelo perímetro urbano da cidade derrubando dois postes, arrastando um automóvel e atingindo cinco casas e causando pânico em toda a população por causa das chamas que se alastraram pelas ruas.
Segundo reportagens da época 7 pessoas perderam a vida, o caminhão teria perdido o freio momentos antes do acidente.
Reportagem da Folha de São Paulo na época:
Caminhão atinge carro, explode e mata 7
LUIZ FRANCISCO
Sete pessoas morreram e uma ficou gravemente ferida em razão de um acidente envolvendo uma carreta Scania que transportava 35 mil litros de álcool, anteontem à noite, em Correntina (1.044 km a oeste de Salvador, BA).
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR
Segundo o comandante do policiamento de Correntina, sargento Marcos Antônio Freire de Oliveira, a falta de freio na Scania teria provocado o acidente.
Às 19h15 de anteontem, a Scania, que trafegava no sentido Posse (GO)-Correntina, entrou na travessa da Mineração, no bairro de São Lázaro. Desgovernado, o caminhão derrubou dois postes, arrastou um Chevette e atingiu cinco casas.
Com o impacto nos postes, aconteceu a explosão de um gerador e do tanque de álcool do veículo. O fogo destruiu parcialmente mais quatro casas.
Os cinco ocupantes do Chevette morreram na hora.
Segundo a polícia, todas as pessoas que estavam no carro tiveram seus corpos carbonizados.
Até ontem à tarde os peritos tinham identificado apenas um dos ocupantes do Chevette, Adenor de França Barbosa (proprietário do veículo).
O motorista da Scania, Valdemar da Costa, morreu ontem pela manhã no Pronto-Socorro de Correntina. Segundo os médicos, o motorista foi internado com queimaduras de terceiro grau em 90% do corpo.
A outra vítima fatal identificada pelos peritos é Delci Soares de Brito, que morava em uma das casas atingidas pela Scania.
A dona-de-casa Rosilda Souza de Barros continuava internada ontem à tarde no Pronto-Socorro de Correntina com queimaduras generalizadas em todo o corpo.
O sargento Marcos Antônio Freire de Oliveira disse que não conseguiu identificar a empresa responsável pelo transporte do combustível.
"A Scania ficou completamente destruída, e o fogo queimou todos os documentos que estavam no veículo."
Segundo o sargento, testemunhas disseram à polícia que a carreta estava em alta velocidade quando aconteceu o acidente.
"Pelos depoimentos das testemunhas, o veículo estava completamente desgovernado", disse Marcos Oliveira.
Eletricidade
Com a queda dos postes, Correntina ficou sem energia por cerca de duas horas anteontem à noite.
A área do acidente foi isolada pelos peritos. Ontem à tarde dois guinchos tentavam remover a Scania dos escombros de uma casa.
Só esta semana, 23 pessoas morreram em acidentes nas estradas da Bahia, segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual.
Local do acidente nos dias atuais
Google Maps
Google Maps